O que é e por que ter um manual de identidade visual.
Sem enrolações, vamos direto ao ponto:
O manual de identidade visual é como o nome já diz. Um guia.
Sabe quando você compra um equipamento que não sabe como usá-lo e precisa utilizar um manual para que evite problemas por utilização errada? Então… A marca precisa ter um também para não usá-la de forma inadequada.
E isso já puxa a resposta do outro questionamento: por que ter um manual de identidade visual? Porque com ele você evita erros, problemas e, por outro lado, traz para a sua empresa mais profissionalismo e credibilidade!
Pode observar… As grandes marcas seguem um padrão.
Há muitas marcas que seguiram tanto o manual de identidade visual que atingiram o melhor nível da estratégia de marketing: causar lembrança de marca somente por elementos, cores ou qualquer outro fator padronizado. Mesmo que “soltos”.
Por exemplo: é bem provável que um fundo laranja com um quadrado azul no meio seja suficiente para nos remeter ao banco Itaú. Nem é preciso sequer ter o nome.
Mas isso acontece depois de muito tempo respeitando e seguindo o manual de identidade visual.
Nele estão todas as regras de aplicação do logo.
E isso inclui tudo! Cores permitidas para usar junto ao logo em peças publicitárias, tipologia (fontes inclusive para texto de apoio junto ao logo), alinhamentos, posicionamento do logo (se sempre à direita, à esquerda), aplicação em fundos diversos (quando o for necessário colocar um logo que tem cor clara em fundo claro, qual a melhor adequação a seguir para dar leitura) e, inclusive o que é proibido.
Há marcas que incluem em seus manuais elementos que possam lembrar a concorrência, são regras que devem ser seguidas para que a imagem/mensagem certa seja fixada na mente do público.
Viu como o manual de identidade visual é importante?
Se a sua empresa não tem um ainda, não se preocupe, conte com a gente para criá-lo!
Vem saber mais!